Feira de Livros do Diocesano chega a sua 10ª Edição

O evento tem contribuído para fomentar entre os alunos o gosto pela leitura

O Colégio Diocesano realizou, entre os dias 15 e 19 de abril, a 10ª Feira do Livro que homenageou Vinicius de Moraes. Os alunos interpretaram algumas obras do poeta, que este ano comemora seu centenário. Por meio de recitais, performances, contação de história e apresentações culturais, os participantes puderam se aprofundar no universo do autor.

Segundo a coordenadora desta edição do evento, Rosemere Impéres, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a obra de Vinicius de Moraes. “As crianças se apaixonaram pelos textos e músicas do autor, como a natureza e o amor”, disse a coordenadora.

A Feira de Livros tem contribuído para fomentar o gosto pela leitura junto aos alunos do colégio, por meio de exposições, vendas de livros e do projeto “É Hora de Poesia”, que incentiva a participação deles nas apresentações culturais que acontecem durante o evento.

O processo de preparação para a Feira começa com uma ampla pesquisa feita pelos alunos, das obras do autor que será tema da edição. “Depois do levantamento da produção do autor, os alunos fazem a leitura e a seleção dos temas e obras com as quais irão trabalhar. Essa escolha é feita em conjunto com os professores que orientam os textos mais indicados a serem trabalhados em cada série. Em seguida, os professores apresentam a estrutura textual que os alunos irão utilizar. Este ano foi escolhido o soneto, uma das marcas da obra de Vinícius de Moraes”, explica a professora de Português, Glaucimara Vieira.

Após a preparação, as turmas entram na etapa de formatar a produção no laboratório de Informática, onde forjam uma identidade para a sua própria obra, que este ano, será catalogada e exposta em volumes no acervo do “Barco” da Leitura.

A próxima etapa do processo é a preparação dos alunos para as interpretações durante a Feira de Livros. “Nesta fase eles passam por lições de oralidade e consciência corporal como pré-requisitos para a desenvoltura no palco, de onde fazem a exposição do que aprenderam nesse percurso”, explica a professora de Arte, Vilma Alves.

Fonte: Colégio Diocesano