Unicap promove a II Semana de Direito e Processo do Trabalho

Evento contou com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens

 

foto
 
Foi realizada nesta semana, no auditório da Astepi (Assessoria de Treinamentos, Estágio, Pesquisa e Integração) da Unicap, a II Semana de Direito e Processo do Trabalho. O evento contou com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; a professora de Direito do Trabalho, Juliana Teixeira; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Sérgio Torres Teixeira; o procurador do Trabalho MPT 6ªRegião Everaldo Gaspar Lopes de Andrade; e o doutorando em Direito pela UFPE e professor de Direito do Trabalho, Carlo Cosentino.
 
A solenidade de abertura foi presidida pelo Reitor da Unicap, que começou falando da importância da filosofia dentro do Direito: “Filosofia não ensina a filosofar, como muitos acham, mas ensina a pensar. Essa é sua real tarefa”. Logo em seguida, o Reitor lembrou como foi o nascimento do curso de Direito na Universidade: “O curso teve uma ‘gestação’ difícil, demorou uns seis anos para conseguirmos instaurar o curso na Unicap, na época tivemos que mostrar para o Recife o porquê de ser criada essa graduação”. 
 
E ao final dando a palavra para outro convidado da mesa, Padre Pedro Rubens ressaltou o dever da Católica: “A missão de uma universidade não é só contribuir para um aluno ter um bom emprego, mas o que realmente esperamos é que vocês mudem a sociedade, e eu espero que vocês, estudantes e concluintes do curso de Direito, modifiquem os direitos do trabalho do nosso país”.
 
Em seguida, a discussão sobre a temática proposta foi passada para o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Sérgio Torres, que começou falando sobre dois motivos que ele pessoalmente julga importantes sobre a criação da Semana de Direito e Processo do Trabalho: a primeira é que será comemorado o aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e o segundo motivo é a oportunidade que a Unicap oferece de agregar conhecimentos através de palestras como essa. “Aproveitem esses seminários para adquirir o saber, o que difere dois profissionais seja de Direito ou outro curso é a experiência, é a bagagem cultural”.
 
No final, foram concedidos alguns minutos para os estudantes ali presentes tirarem dúvidas e fazerem questionamentos aos palestrantes. A Semana foi promovida e organizada pela Prof. Dra Juliana Teixeira Esteves, Prof. Dr. Amaro Clementino Pessoa e Prof. Dr. José Soares Filho. 
 
Fonte: Unicap