Seminário discute depressão e psicose na Unicap

Evento abordou a teoria e a clínica

 

foto
 
A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) realizou, no último dia 30 de abril, por meio da Clínica de Psicologia, o Seminário Depressão e Psicose, numa perspectiva interdisciplinar. O evento, que aconteceu no auditório G1, foi realizado pela manhã e à tarde, com mesas-redondas que abordaram a teoria e a clínica.
 
A programação da manhã do Seminário começou com as boas-vindas da coordenadora do evento e da Clínica de Psicologia da Católica, professora Irinéa Catarino. Em seguida, a  coordenadora dos trabalhos, professora Tereza Batista, convidou os palestrantes para compor a mesa. Foram eles: Dr. Jorge Arruda, médico psiquiatra; a ex-aluna da Unicap Cristina Lopes, psicóloga arte- terapeuta, mestre em Criatividade; Leila Ribeiro, psicóloga do Centro de Ação Psicossocial (Caps) do Cabo de Santo Agostinho; Amanda Sales, ex-aluna da Católica, mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento; e Ivo de Andrade Lima, psicólogo clínico da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e mestre em Psicologia Clínica pela Unicap.
 
Com o auditório cheio, tiveram início as palestras com 30 minutos de duração cada. A primeira teve o tema: “Depressão: como a psiquiatria e a neurociência tratam”, proferida pelo Dr. Jorge Arruda. 
 
A coordenadora do evento, professora Irinéa Catarino fez um balanço do seminário. “Uma das coisas mais importantes que nós trouxemos foi o quadro de professores da casa. Estiveram presentes o Dr. Moab Acioli falando da Antropologia dos aspectos religiosos; a ex-aluna Amanda Sales, que falou da Terapia Cognitiva Comportamental, que hoje é uma linha que nós temos oferecido aqui, através da professora Sueli Santana. Nós tivemos a participação de José Waldo Câmara Filho para mostrar a importância da psiquiatria e da medicação indicada nesses casos de transtornos. Tivemos a participação do professor Marcone Proto e das supervisoras da Clínica Tereza Batista e Araci Advíncula”, concluiu.
 
Fonte: Unicap