Departamento de Filosofia da PUC-Rio reúne pesquisadores para debate

Evento busca ampliar o campo de trabalho do filósofo

 

foto
 
O Departamento de Filosofia da PUC-Rio realizará, entre os dias 6 e 8 de maio, o seminário “Para quem fala a Filosofia?”. O evento quer chamar a atenção para as diversas vertentes da Filosofia e pretende encontrar uma maneira de torná-la mais presente na sociedade. Além disso, busca ampliar o campo de trabalho do filósofo, mostrando outras áreas de atuação além da acadêmica. 
 
A programação está dividida em atividades voltadas para alunos de Ensino Médio, universitários e público em geral. Todos os debates serão realizados no Auditório Padre Anchieta, no campus da PUC-Rio. A organização é dos professores Caio Moura, Edgar Lyra, Ligia Saramago, Luisa Buarque, Maria Inês Anachoreta, Remo Mannarino Filho, Vera Henriques e Vinicius Monteiro.
 
Confira a programação:
 
6 de maio
9h às 12h – Mesa com Eduardo Barra (Filosofia UFRP) e Danilo Marcondes (Filosofia PUC-Rio), seguida de debate entre alunos da PUC-Rio, professores e alunos das escolas conveniadas, sobre o papel da filosofia na formação de nível médio. 
 
14h às 17h – Mesa com Filipe Ceppes (Educação UFRJ) e Luiz Carlos Pereira (Filosofia PUC-Rio). Debate com alunos de diversas graduações da PUC-Rio sobre a experiência com o ensino de filosofia.
 
7 de maio
9h às 12h – Debate com Leandro Chevitarese (foto) (Filosofia UFRJ) sobre as relações entre o discurso filosófico tradicional e os atuais padrões de produção, difusão e recepção da cultura. Discussão sobre presença da filosofia na mídia.
 
14h às 17h – Mesa com Pedro Duarte (Filosofia UNIRIO), Rodrigo de Almeida (Portal IG ex. Casa do Saber) e Auterives Maciel (Psicologia PUC-Rio) em torno do interesse por cursos de introdução, extensão e especialização em filosofia.
 
8 de maio
9h às 12h – Diálogo Interdisciplinar – Debate com Arthur Ituassu (Comunicação PUC-Rio), Rejan Bruni (Biologia PUC-Rio), Luiz Camillo Osório (Filosofia PUC-Rio/ curado do MAM) e Edgar Lyra (Filosofia PUC-Rio) sobre as possibilidades de interação com outras áreas de saber.
 
14h às 17h – Interlocução acadêmica – Mesa com Marildo Manegt (Serviço Social UFRJ) e Maura Iglésias (Filosofia PUC-Rio) sobre o diálogo interno da academia e a produção acadêmica. Debate aberto.
 
Fonte: PUC-Rio