Cineclube da Unisinos encerra ciclo Retrato do Artista

Longa Verdades e Mentiras, de Orson Welles, será exibido

 

foto
 
Para finalizar o ciclo Retrato do Artista, o cineclube Cinedrome, da graduação em Realização Audiovisual da Unisinos, exibe o filme “Verdades e Mentiras”, de Orson Welles. A apresentação acontece no próximo dia 26, sexta-feira, às 19h, no campus de São Leopoldo. Depois será realizado um debate com o professor, roteirista e montador de cinema e televisão Giba Assis Brasil. A entrada é franca.
 
“Verdades e Mentiras” é um documentário de 1973, que trata sobre a estreita relação entre a criação artística e a falsificação. O visionário diretor de “Cidadão Kane” (1941) constrói, com maestria, um jogo de simulacro ao reeditar e manipular o trabalho inacabado de François Reichenbach sobre o famoso falsificador de arte Elmyr de Hory. No filme, Welles faz referências autobiográficas, refletindo sobre a própria narração radiofônica da adaptação de Guerra dos Mundos, que, em 1938, causou pânico a incautos ouvintes.
 
Cineclube
O Cinedrome surgiu em novembro de 2012, como uma iniciativa de alunos do curso de Realização Audiovisual para ampliar o repertório cinematográfico e estimular o pensamento crítico. No ano passado, o grupo promoveu duas exibições e, em março deste ano, abriu seu primeiro ciclo, chamado Retrato do Artista, com “Caverna dos Sonhos Esquecidos” (Werner Herzog), além de “Oito e Meio” (Federico Fellini) e “A Cor da Romã” (Sergei Parajanov). O ciclo Retrato do Artista pretende pôr em questão os processos de criação artística e, por extensão, os registros do próprio artista e de sua obra. 
 
Mais informações aqui.