Projeto de leitura estimula alunos

Atividades na biblioteca despertam o gosto pelos livros

O Colégio dos Jesuítas promove entre os alunos da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental visitas monitoradas a biblioteca. O intuito é estimular a relação de alunos com o acervo bibliográfico. Durante as visitas, os alunos conhecem melhor o acervo e os serviços da biblioteca, como a utilização do terminal de busca, que agiliza o processo de localização da obra desejada. 

O projeto da visita monitorada surgiu após a identificação, por parte da escola, de que os alunos iam à biblioteca apenas para fazer tarefas e trabalhos. Dessa forma, para tornar a ida à biblioteca mais prazerosa, foram desenvolvidas ações, como as visitas monitoradas e a ‘contação’ de histórias.

Antes dos encontros com os alunos do Infantil, a equipe da biblioteca seleciona e prepara as histórias, que são tocadas e cantadas pela auxiliar do setor, Márcia Cristina de Freitas. As crianças participam com muito entusiasmo e depois de cada história a bibliotecária Patrícia Eliza Soares Leite conversa com os alunos a partir do que eles entenderam da narrativa.

“Os alunos da Educação Infantil têm visitado, quinzenalmente, a Biblioteca. Em princípio, foram momentos de uma visita monitorada, de reconhecimento do espaço e o que ele oferece. As histórias contadas e cantadas pela equipe da Biblioteca, o contato com os livros e suas histórias encantam os alunos, que vão se familiarizando e desenvolvendo o imaginário com o universo da leitura”, contou a coordenadora da Educação Infantil, Aline Gervason Magacho.

Adaptado de: Colégio dos Jesuítas