Projeto Armazém Esperança ganha destaque no ES

Ação, promovida por Fé e Alegria, incentiva a reciclagem de lixo dos moradores do município de Cariacica

O projeto Armazém Esperança, lançado em novembro do ano passado pelo Fé e Alegria do Espírito Santo, já mostra resultados positivos. Atualmente, há 79 famílias cadastradas que, em média, entregam entre 20 e 30 kg de material para reciclagem, por mês, no Posto de Entrega Voluntária. O projeto incentiva os moradores do bairro de Nova Esperança, no município de Cariacica, a recolherem materiais recicláveis produzidos em sua casa e entregar num posto de entrega. Em troca, eles recebem uma moeda solidária e podem adquirir produtos disponíveis no Armazém Esperança.

A iniciativa nasceu em prol do desenvolvimento ambiental da comunidade, um importante exercício de cidadania, em que os moradores destinam corretamente o lixo doméstico. Na inauguração do projeto, a TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, fez uma reportagem ao vivo e destacou a iniciativa. Cinco meses depois, a emissora fez uma nova matéria e mostrou o progresso do Armazém Esperança, que se tornou um exemplo de solução para a destinação correta do lixo, além de contribuir com muitas famílias por meio da moeda social.

A participação dos moradores é grande. Em alguns casos, eles entregam o material reciclável mais de duas vezes em uma mesma semana. No total, mais de duas toneladas de materiais são recolhidas mensalmente, que são doadas para as associações de catadores de materiais recicláveis.

O Armazém Esperança ainda recebe alumínio e óleo de cozinha usado. Esses dois produtos são comercializados em empresas especializadas e o dinheiro arrecadado ajuda na manutenção das despesas do projeto, que conta ainda com a solidariedade de diversas pessoas por meio da doação de roupas, livros, brinquedos entre outros. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

 

Fonte: Fé e Alegria ES