Colégio São Luís oferece orientação profissional para alunos

Estudantes participam de palestras, fórum de profissões, visita a universidades antes da escolha da carreira

Oferecer o autoconhecimento para que o aluno descubra seu potencial e habilidade na escolha profissional é uma das preocupações constantes do Colégio São Luís. Palestras, fórum de profissões, visitas monitoradas a universidades e empresas, além de conversas personalizadas com coordenadores pedagógicos fazem parte das atividades realizadas, ao longo do ano, com alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

A partir desta terça-feira, 23 de abril, terá início uma série de três palestras do “Fórum de Profissões”, que está na 12ª edição. No primeiro dia, serão abordadas profissões das áreas de Humanas e Artes; em 7 de maio, de Exatas e Tecnologia e, em 4 de junho, da área de Biológicas e Saúde. A programação inclui palestra e conversas com profissionais da área e professores de faculdades e universidades. Para a primeira data estão confirmados aproximadamente 500 alunos. O evento tem o apoio da ASIA (Associação de Antigos Alunos do Colégio São Luís)e a APM (Associação de Pais e Mestres do Colégio São Luís).

 “É interessante ver o aluno com os olhos brilhando e é um momento para desmistificar e saber o que é palpável para sua escolha profissional. Depois, os alunos também visitam empresas para orientação profissional; e recebem várias dicas dos profissionais da escola sobre como são as provas dos vestibulares daquela profissão específica”, diz Acidiniz Fonseca da Silva, assistente pedagógico do Ensino Médio do Colégio São Luís.

“O colégio mostra o que podemos escolher, baseado no que realmente gostamos, sem nos forçar a seguir uma ou outra profissão que esteja mais em destaque no mercado. Vou assistir a todos os fóruns do colégio porque acho importante”, afirmou a aluna Paula Krein, 16 anos, da 3ª série do Ensino Médio.

Paralelamente, desde o início do ano, são realizadas visitas monitoras dos alunos às faculdades, divididas por área de interesse. Este projeto “A universidade e as profissões” também é aberto a pais de alunos, tanto que algumas visitas acontecem aos sábados. Entre as faculdades estão USP, FGV, Unicamp, ESPM, Mackenzie, PUC, Cásper Líbero, entre outras. O aluno visita o campus, assiste a uma palestra e troca informações com universitários e professores.

Outro projeto é “Ser aluno por um dia na ESPM”, que existe há três anos em parceria com a faculdade, destinado a alunos do 3ª série do Ensino Médio. Nele, os alunos podem assistir a aulas na ESPM e conviver com universitários durante as aulas e também nos intervalos.

Segundo Fonseca da Silva, diante de tantas opções de carreira, desde as mais tradicionais até as mais inovadoras, é natural que surjam dúvidas. “O São Luís quer contribuir para que esse momento de reflexão renda bons frutos, com estudantes mais seguros para tomar decisões sobre seu futuro. Percebemos que, com essas ações, os alunos se sentem cada vez mais confiantes, com possibilidade de fazer imersões em faculdades e assim descobrir seu potencial”, finaliza.