Seminário na Unisinos analisa transformações dos processos comunicacionais

Evento teve videoconferência de alunos e pesquisadores de universidades

 

foto
 
A Unisinos organizou o seminário “Mutação da comunicação: Emergência de uma cultura da contribuição na era digital”, que teve como palestrante o francês Serge Proulx, professor titular da Universidade de Québec (Canadá) e pesquisador das interseções entre mídias, comunicação e usos da tecnologia.
 
O seminário, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação da universidade, foi realizado com tradução simultânea e contou com a participação, por videoconferência, de alunos e pesquisadores das Universidades Federais de Santa Maria, Piauí e Goiás, ampliando o processo de disseminação de conhecimento. 
 
Ao fim do seminário, o professor e pesquisador em Ciências da Comunicação da Unisinos, Jairo Ferreira (foto), ressaltou a importância do encontro. “Este seminário permite defrontar com todo o debate em outra região de produção acadêmica, que tem uma longa tradição de reflexão, de tentativas de construção de interpretação, sobre estes processos que nós estamos vivendo – comunicacionais e midiáticos – e isto nos permite, ao mesmo tempo, aprender e tencionar com aquelas perspectivas que nós desenvolvemos aqui”. 
 
Para o professor, ter um pesquisador, que é fonte de estudos presente, tem um grande significado. ”Tem vários tipos de deslocamentos. Um é sair dos textos e conhecer a pessoa, o autor, que envolve o lado humano e psicológico. Os autores, em geral, têm vários livros, e um seminário como este nos permite fazer uma síntese atualizada destas obras que ele escreveu, porque todas elas são datadas. Desta forma, quando ele vem aqui, ele traz as obras sintetizadas e atualizadas, incidindo imediatamente sobre aquilo que está acontecendo no debate internacional nestes aspectos aqui abordados”.
 
Fonte: Unisinos