Filósofo canadense ministra palestra e minicurso na FAJE

Evento será realizado nos dias 6 e 7 de maio

 

A FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) traz a Belo Horizonte (MG), nos dias 6 e 7 de maio, o filósofo canadense Charles Taylor (foto) para ministrar a palestra: “Pertença religiosa numa era secular”, que enfatiza a importância dos valores espirituais. Para Taylor, a indiferença de filósofos, sociólogos e historiadores à cerca do espirito e a confiança que os artifícios da modernidade como urbanização contribuiriam para o enfraquecimento da crença e prática da religião. 
 
“A religião respondeu a esse desafio e mostrou sua vitalidade, porém, se delineou em uma mobilização política, um acontecimento um tanto ameaçador. Conhecer essa dinâmica permite distinguir a dimensão espiritual humana, a ponto de perceber sua incapacidade de explorar temas vitais. É preciso trazer de volta a espiritualidade ao centro, e juntamente com isso, levantar novas discursões”, afirmou Taylor. 
 
O pensador também irá promover um minicurso: “Pensar o lugar da religião numa sociedade secularizada”, que busca compreender o processo cultural de secularização e sua importância para a sociedade ocidental, tema apresentado em seu último trabalho ‘Uma era secular’ divulgado em 2010 no Brasil. Nele, Taylor reflete sobre o declínio da prática religiosa e destaca que a sociedade contemporânea não pode ser entendida simplesmente como irreligiosa. Ainda de acordo com o Taylor, o perigo da secularização é justamente o de construir um imaginário social pequeno e fechado, deixando de lado questões postas ao ser humano através da religião.
 
Na FAJE, a conferência e o minicursos serão apresentados no Auditório da Escola Superior Dom Helder Câmara. As atividades serão gratuitas mas, os participantes interessados poderão adquirir certificados mediante o pagamento no valor de R$ 15. Mais informações no telefone (31) 3115-7013.
 
foto
 
Fonte: FAJE