Equipe de Aerodesign da PUC-Rio vence prêmio inédito em competição nos EUA

Equipe da universidade participou da Classe Advanced, a mais concorrida

 

foto
 
A equipe de Aerodesign da PUC-Rio, formada por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia, ganhou pela primeira vez a competição internacional SAE Aerodesign East Competition na etapa de Relatório de Projeto. A pontuação de 47.5, em um total de 50, garantiu a AeroRio o prêmio.
 
O grupo AeroRio participou da classe Advanced, a de maior dificuldade no torneio, e terminou classificado em quarto lugar no ranking geral, formado por mais 11 equipes. A competição foi avaliada pela NASA nos dias 15 e 17 de março no estado do Texas, Estados Unidos, e dividida em três etapas: Relatório de Projeto, Apresentação Oral e Voo. A equipe brasileira também teve o melhor desempenho na última etapa, mas ela foi cancelada porque nenhuma equipe conseguiu largar uma carga de ajuda humanitária (representada por um saco de areia de aproximadamente 1,5kg) no alvo determinado pelos organizadores da competição.
 
“O relatório deveria ter a documentação técnica do projeto, anteprojeto, entre outros tópicos. Acredito que conseguimos fazer um relatório conciso e completo, que culminou nesse prêmio especial para nossa equipe”, concluiu Lucas Ribeiro, capitão da equipe.
 
Segundo o prof. Mauro Speranza Neto, coordenador do grupo, atualmente a equipe tem uma independência que jamais teve, e isso contribuiu para o resultado positivo. O papel da coordenação é dar um apoio administrativo na captação de recursos financeiros e de espaços físicos, isso porque cada competição requer um projeto de avião integralmente novo. “A minha participação tem sido mais a de um incentivador. Nosso objetivo foi sempre mostrar que os alunos que, mesmo a PUC-Rio não tendo um curso específico na área de aeronáutica, eles são capazes de desenvolver o projeto de um avião”. 
 
Fonte: PUC-Rio