Unicap realiza novo debate no 2º Fórum sobre envelhecimento

Encontro faz parte de uma série de eventos gratuitos que irão ocorrer durante todo o ano

 

foto
 
O 2º Fórum Sobre Questões do Envelhecimento de 2013, coordenado pelo professor João Luiz Correia, debateu o tema “Criar e Aprofundar Relacionamentos”. O encontro desta terça-feira (9), faz parte de uma série de eventos gratuitos que irão ocorrer durante todo o ano, promovidos pelo Instituto Humanitas Unicap. O evento teve como palestrantes a coordenadora da Pós Graduação em Psicologia Clínica da Universidade, Carmen Barreto, e  o assistente cultural e integrante do MPB Unicap, Percy  Marques.
 
A professora Carmem fez uma reflexão sobre o filme “E se vivêssemos todos juntos”. A obra aborda a vida de cinco amigos idosos, dois casados e um solteirão, todos eles com mais de 75 anos. “Podemos tirar como exemplo o modo de como podem ser superadas as dificuldades que nós encontramos nos dias de hoje. É um roteiro carregado de emoções e mostra as mudanças que nós precisamos fazer em nossas vidas”, afirmou ela.
 
O músico Percy Marques apresentou a palestra intitulada “A dimensão lúdica da arte como facilitadora deste processo: como otimizar a vida através da música?”. Durante sua apresentação, ele mostrou que as relações humanas se estruturam através das interpretações entre as pessoas no seu dia a dia. Afirmou que o processo de relacionamento prolonga-se  através do tempo, acompanhando o indivíduo em todos os estágios da vida. Percy contou que a arte de se relacionar é de alta complexidade para a maioria das pessoas.
 
“Devido aos diferentes fatores que são envolvidos nas relações humanas, tais como as características psicológicas de cada um e de como o ser humano se integra nos ciclos sociais da sua história de vida, este é um processo muito difícil, que não possui modelos nem fórmulas mágicas”. 
 
Fonte: Unicap