CEAS realiza curso de formação para práticas agroecológicas

Formação visa ainda fortalecer o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, realizada centro além de Gazeta Maiquiniquense e a ONG Amigos da Natureza

 

fotoRepresentantes de comunidades do município de Itarantim (BA) participam do curso de homeopatia em bovinos, entre os dias 11 e 13 de abril.  A formação é parte das metas e ações definidas pelo CEAS (Centro de Estudos e Ação Social) da Companhia de Jesus, em parceria com a EBDA (Empresa Brasileira de Desenvolvimento Agrícola) e prefeituras locais para desenvolver iniciativas que estejam na direção da transição agroecológica.
 
O curso foi iniciado no município de Maiquinique (BA), nos dias 8 e 9 de abril, reunindo representantes das comunidades de Utinga, Regeira, Água Bela, Piabanha, Cama de Vara, Guaraná, Córrego da Esperança e Alecrim, com uma boa presença de jovens e criadoras de gado.
 
A formação visa ainda fortalecer o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, realizada pelo CEAS, Gazeta Maiquiniquense e a ONG Amigos da Natureza, e aprovada pela Câmara Municipal de Maiquinique, com o objetivo disciplinar normas e regras para a política ambiental municipal, abordando questões que vão desde o controle popular das ações ambientais até o incentivo a práticas agroecológicas.
 
Junto à parte teórica, há ainda a formação prática realizada na propriedade do jovem Samuel, na comunidade de Baixa Grande. Para Geremias, jovem da comunidade de Regeira, “o curso está sendo bem interessante, pois estamos aprendendo a tratar os animais de forma a não agredir a natureza, como também a ter uma carne e leite saudáveis para a gente se alimentar”.
 
Fonte: CEAS