CAJU sedia reunião da Secretaria de Direitos Humanos

Encontro foi marcado em caráter de urgência, após série de assassinatos de moradores de rua em Goiânia

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República enviou, em caráter de urgência, uma força-tarefa para investigar a série de assassinatos de pessoas em situação de rua em Goiânia. Participaram da reunião, realizada no último sábado (06/04) na CAJU, membros  da equipe da Secretaria de Direitos Humanos, representantes da sociedade civil e dos governos municipal e estadual.

O trabalho compreendeu, além da reunião, entrevistas com pessoas em situação de rua e uma reunião na Delegacia Estadual de Homicídios. Além disso, outra ação desenvolvida pela Secretaria de Direitos Humanos é a estruturação do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) João Bosco Burnier, que será sediado na CAJU.  

O caráter de urgência da força-tarefa, convocada pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, deve-se pela gravidade da morte de mais duas pessoas em situação de rua, na madrugada de sábado. Um adolescente de 11 anos e um adulto foram mortos. Desde agosto de 2012, já são 27 mortes na região metropolitana da capital goiana.

O acompanhamento dos casos de violência contra pessoas em situação de rua é a primeira ação do Centro de Referência em Direitos Humanos João Bosco Burnier, que tem como proposta acompanhar e oferecer assistência a casos de afronta aos direitos humanos. A inauguração está prevista para a segunda quinzena de abril.  

Fonte: CAJU