Recreio Cultural

Colégio Santo Inácio promove evento de estímulo à leitura

O Colégio Santo Inácio de Fortaleza (CE) realiza, duas vezes por mês, o projeto Recreio Cultural, que incentiva a leitura dos alunos. O projeto existe desde 2002 e foi idealizado a partir da observação de professores que perceberam que algumas crianças não gostavam de praticar atividades físicas na hora do recreio.

No começo, o projeto Recreio Cultural promovia atividades como pintura e colagem de materiais. Após os primeiros meses, os professores colocaram em prática a ideia de explorar a leitura, a escrita e a pesquisa. Segundo a professora Vera Lúcia Barreto, o intuito era incentivar a leitura, mas sem nenhuma imposição ou obrigação.

“Vale salientar que o momento é totalmente livre, pois acreditamos que sem imposições formamos leitores e pesquisadores. Assim, o aluno desperta seu interesse pelos diversos temas relacionados à leitura, se divertindo”, afirmou a professora.

Em março, mais uma edição do projeto foi realizada e apresentadas dicas de leitura, recital de poesia, números de dança, além de uma homenagem aos maiores leitores da biblioteca. O acervo da Biblioteca Pe. Gerardo Sá também ganhou mais exemplares.

Os alunos que participaram das atividades ficaram entusiasmados quando o diretor do colégio Pe. Eugênio Aguiar anunciou a aquisição de mais livros para a biblioteca. “Acho que a maioria de nós não percebe quão essencial é a leitura para nossas vidas. Não estou falando da importância somente em relação a provas e exames vestibulares. Falo, também, de uma formação intelectual para a vida”, disse a aluna Francisca Amélia, do 1º ano do Ensino Médio, em seu discurso no evento.

Adaptado de: Colégio Santo Inácio (CE)