Curso de Arquitetura da Unicap completa 10 anos e lança novo livro

Evento também marcou mudança na coordenação do curso

 

foto
 
O lançamento do livro “Paisagens: Ensino, História e Planejamento” marcou a celebração do aniversário de 10 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco). O segundo volume lançado é composto por artigos dos próprios professores do curso e ainda inclui atividades acadêmicas permanentes, um grupo de pesquisa e um laboratório formado por membros do corpo docente, intitulado Paisagens Culturais.
 
Diferentemente da primeira edição, lançada em maio de 2011, quando a professora Maria de Lourdes Nóbrega conseguiu reunir nove artigos publicados em eventos científicos de professores e estudantes da Unicap, a segunda publicação do livro apresenta trabalhos desenvolvidos no âmbito acadêmico e profissional, evidenciando, sobretudo, o olhar para a paisagem. “O conceito norteador do livro é o entendimento da paisagem em conjunto com todos os aspectos que compõem o ambiente construído, que, neste caso, é o espaço urbano do Recife”, explica a professora Lourdinha Nóbrega, idealizadora do projeto inicial das duas edições. 
 
Ao final do encontro, foi veiculado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da universidade, que contou um pouco da trajetória do curso ao longo da década, além de mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores, os prêmios conquistados e, sobretudo, expôs a inquietação do curso de Arquitetura e Urbanismo com o debate urbano das cidades e, em especial, de Recife.
 
fotoDespedida
O evento também marcou a despedida da professora Andréa Câmara  (foto) da coordenação do curso e a chegada da nova coordenadora, Paula Maciel. Andréa, que assumirá a direção do Centro de Ciências e Tecnologia, foi homenageada por alunos, professores e funcionários.
 
Para o lugar de Andréa, chega a professora Paula Maciel que planeja e deseja que o curso continue conectado com a realidade do mercado de trabalho. “O desafio é grande. Mas acredito que nós professores e alunos, juntos, realizamos o curso. É indispensável que permaneçamos atentos e conectados com o que há de novo no mercado, observar as exigências dele e se preparar”, disse.
 
Outro ponto destacado pela nova coordenadora foram o uso de novas tecnologias com a preocupação de ambientes sustentáveis. “A construção de um laboratório digital para o curso de arquitetura e a melhoria do escritório modelo vão nos permitir estar conectados com o mundo tecnológico que vivenciamos hoje. Utilizar as ferramentas digitais na concepção do projeto, simular situações a partir de um modelo projetado, antes, em sala de aula. E, claro, utilizar o melhor que a tecnologia pode oferecer à arquitetura sem esquecer da sustentabilidade ambiental”, explica Maciel.
 
Fonte: Unicap