Professores de Teologia da PUC-Rio lançam livro sobre religião e modernidade

"Secularização: novos desafios" foi organizado por Maria Clara Bingemer e Paulo Fernando Carneiro de Andrade

 

fotoFruto de uma parceria entre o Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio e o Centro de Catolicismo Mundial e Teologia Intercultural da Universidade DePaul, em Chicago, o livro “Secularização: novos desafios”, organizado por Maria Clara Bingemer e Paulo Fernando Carneiro de Andrade, professores do departamento de Teologia da PUC-Rio, busca refletir o impacto da modernidade na profissão das religiões.
 
A obra propõe uma análise do processo de secularização, a laicização das instituições e da sociedade, que se modificou e tornou-se mais complexa ao longo do século XX. De acordo com os autores, hoje não é mais possível considerar a secularização apenas como um aumento no número de ateus ou mesmo um esvaziamento das igrejas. Igualmente inviável é considerar superior uma civilização regida pela religião. 
 
“Secularização: novos desafios” dialoga sobre os novos desafios à fé católica, decorrentes da secularização, impostos – de formas distintas – às sociedades brasileira e norte-americana. Enquanto a primeira vê intensificação no trânsito religioso, a segunda encara a desfiliação institucional dos católicos não latinos. 
 
Fonte: Assessoria PUC-Rio