Jovens se reúnem para celebrar a Semana Santa

Alunos da Rede Jesuíta de Educação participaram de mais uma edição da Semana Santa Jovem

A Semana Santa é um dos momentos mais importantes para os cristãos, pois relembra a Paixão, morte e ressurreição de Cristo. Neste período, a Companhia de Jesus realiza a Semana Santa Jovem (SSJ), que acontece há 26 anos e, desta vez, reuniu mais de 500 alunos da Rede Jesuíta de Educação em Vila Kostka-Itaici, em Indaiatuba, no Centro Pastoral Santa Fé e na Vila Gonzaga, ambos em São Paulo.

O objetivo da SSJ é oferecer um momento de celebração da Semana Santa por meio de orações e exercícios de espiritualidade, mantendo a leveza do espírito jovem, neste ano o tema da SSJ foi o magis inaciano. Segundo a coordenadora geral da Semana Santa Jovem II, Ana Lúcia de Oliveira Vieira, todos que participam do encontro saem com a fé fortalecida.

“Acredito que todos que participam do encontro saem revigorados na sua fé e com olhar mais cuidadoso em relação a si mesmo e ao outro, podendo perceber o amor incondicional de Deus pelo ser humano”, disse a coordenadora.

Durante os dias que os alunos passaram na SSJ, aconteceram momentos de partilha e oração pessoal, celebrações litúrgicas da Última Ceia, de lava-pés e da adoração da Santa Cruz. As dinâmicas são coordenadas pelos educadores dos colégios e todos participam das atividades. Na edição da SSJ, realizada em São Paulo, os alunos dos colégios e os jovens da Pastoral Santa Fé prepararam e personalizaram alguns kits de material escolar. O encontro proporcionou aos jovens a oportunidade de se conhecerem e confraternizarem.

“A SSJ é um momento dos jovens celebrarem a Semana Santa, tendo como alicerce a espiritualidade inaciana. Este ano, nós tivemos a oportunidade de fazer um projeto integrado entre os educadores de Santa Fé, os educadores da SSJ e alguns integrantes da equipe do MAGIS, foi uma experiência muito rica, pois os alunos puderam perceber que a Companhia de Jesus está envolvida em outras obras e não apenas em colégios”, afirmou Ana Lúcia.

A Semana Santa Jovem reuniu jesuítas, educadores, leigos e alunos dos colégios São Luís, São Francisco Xavier, Loyola, Colégio dos Jesuítas, Santo Inácio, Anchieta e da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa. Veja mais fotos da SSJ.