Revista dos jesuítas na Itália aponta desafios do Papa Francisco

"Aggiornamenti sociali" afirma o carisma no novo pontífice

 

foto
 
Um dos maiores desafios do Papa Francisco consiste em fazer o diálogo do ‘carisma’. É o que trata a revista dos jesuítas italianos “Aggiornamenti sociali” em um editorial do diretor Pe. Giacomo Costa para a edição de abril.
 
Ele sublinha que, se a palavra “Papa” está ligada diretamente à instituição Igreja, Francisco de Assis, por outro lado, é um santo carismático ‘resistente’ às lógicas institucionais. E estes são os dois extremos que o Papa Francisco colocou juntos ‘em carne e osso’, com a escolha que fez de seu nome.
 
Ao Papa Francisco, se abre assim a possibilidade de “transformar a tradicional separação, e às vezes oposição, entre Igreja carismática e Igreja institucional em uma fonte de fidelidade criativa à própria missão”.
 
Desde sua primeira aparição, o carisma do Papa Francisco se impôs como evidente, mas sem nunca resultar como agressivo, diz Padre Costa. “Mas o verdadeiro desafio  não é tanto aquele de ser carismático, mas tornar carismática a instituição. E esta é a função de uma autêntica liderança”, observa o diretor da publicação.
 
Fonte: News VA