Jesuíta esloveno ganha prêmio de arquitetura

Projeto de capela em Ljubljana faz sucesso no país

 

foto
 
O jesuíta esloveno Pe. Robert Dolinar (foto) recebeu um prestigiado prêmio de arquitetura religiosa. Concedido conjuntamente pelo Instituto Americano de Arquitetura do Fórum Inter-Religioso sobre Religião, Arte e Arquitetura e Fé & Revista Forma, o prêmio homenageia o trabalho de Dolinar sobre a Capela de Nosso Senhor na Casa de Espiritualidade Inaciana, em Ljubljana, Eslovênia.
 
O programa da publicação religiosa anual Art & Architecture Design Awards, criado em 1978, homenageia o melhor da arquitetura, design e arte litúrgica para os espaços religiosos.
 
“Estou contente de ver que o júri reconheceu esta pequena capela. Enquanto a arquitetura é uma atividade solitária e muitas vezes isolada, eu estou sempre feliz quando um projeto é concluído e as pessoas se movem “, afirmou Pe. Dolinar. “Então, a única coisa importante é saber se o edifício ajuda as pessoas a abrir-se para o seu interior e de Deus”.
A Capela de Nosso Senhor é parte de uma casa de retiro construído em 1925. Durante a reconstrução do edifício em 2010, os jesuítas decidiram converter um quarto em um espaço para meditação e oração. Dolinar serviu como arquiteto e o projeto reflete sobre as qualidades de silêncio.
 
O júri comentou que o espaço do jesuíta “apresenta uma série de evocativas, experiências táteis que estão unidas através de textura, cor, material e artesanato. Ele fornece uma série de surpresas que mantêm os sentidos envolvidos”.
 
Padre Robert Dolinar entrou para a Companhia de Jesus como um arquiteto e durante a sua formação jesuítica construiu vários espaços sagrados, incluindo capelas e uma sala de oração inter-religiosa. A Capela de Nosso Senhor já recebeu dois prêmios de arquitetura na Eslovênia.
 
foto
 
Fonte: National Jesuits News