Revista IHU Online lança 1º número de 2013

Edição traz debate sobre política brasileira atual

 

fotoA primeira edição de 2013 da revista IHU OnLine está no ar e o tema de capa escolhido para a discussão é a trajetória do PT no governo, depois de uma década. Entre os contribuintes para o debate, o psicanalista e ensaísta Tales Ab%u2019Saber descreveu que “a política, o manejo cotidiano da vida pública, regrediu abertamente a um estado generalizado de complacência com a corrupção e a incompetência; ou a esquerda se instalou finalmente na fratura exposta da política fisiológica brasileira”.
 
Na opinião do professor Rudá Ricci, o PT que assumiu o poder há 10 anos não é o mesmo de 2013. “É mais dócil, mais entranhado na lógica neoclientelista, perdeu a utopia. É o partido da ordem. Ocorre que o pacto lulista é maior que o PT”.
 
Além das opiniões de  Renato Janine Ribeiro, Claudio Salvadori Dedecca, Francisco de Oliveira, Vladimir Safatle, Werneck Vianna, Luiz Gonzaga de Souza Lima e Roberto Antonio Liebgott, a edição 413 inovou com a reportagem “Vida de Maria e os últimos dez anos”, que conta a história de Maria Rita Pereira da Silva, 51 anos, moradora do humilde bairro São Miguel, em São Leopoldo-RS, que deseja melhorar sua economia.
 
A publicação também traz o artigo “Giorgio Agamben, genealogia teológica da economia e do governo”, do filósofo espanhol Castor Bartolomé Ruiz e a entrevista com a pesquisadora Marlene Tamanini que participará do próximo IHU Ideias, neste mês de abril.