Livro com EE orientados pelo Papa Francisco chega à Itália

Obra foi publicada na Argentina com o título "Mente abierta, corazón creyente"

 

fotoJá está nas livrarias italianas o livro “Abram a mente ao vosso coração” (Milano, Rizzoli, 263 páginas), tradução italiana de uma coletânea de Exercícios Espirituais inacianos orientados pelo jesuíta Pe. Jorge Bergoglio, hoje o Papa Francisco, publicadas na Argentina com o título “Mente abierta, corazón creyente” (Editorial Claretiana, 2012). Com um conteúdo profundo e atual, mas de leitura simples e agradável, o livro induz o leitor a percorrer um caminho espiritual, levando-o a outro patamar da própria existência. O prefácio é do Arcebispo de Santa Fé de Vera Cruz, José Maria Arancedo.
 
O livro é o testemunho da experiência de vida de um bispo, educador e pastor chamado a ser sucessor de Pedro. É fruto de um longo caminho de reflexões e pregações, amadurecido no contexto dos retiros espirituais, durante os quais foi tomando corpo até adquirir a forma de capítulos bem definidos. A vida cristã é apresentada de forma apaixonada, como uma realidade voltada a melhorar a vida do homem na sua relação com Deus, com o mundo e com os semelhantes. 
 
O texto revela grande familiaridade do autor com textos bíblicos, numa sólida teologia enriquecida pela sabedoria adquirida com a experiência. Os passos bíblicos e os ensinamentos de Jesus apresentados são muito ligados e aplicados à experiência humana, o que torna a obra atual e acessível a um maior leque de leitores.
 
O livro é dividido em quatro partes, partindo do encontro com Jesus e chegando ao capítulo final de orações narradas segundo a experiência de vários testemunhos tirados da Sagrada Escritura. A fé e a oração são as duas asas que conferem unidade e coerência a toda obra. 
 
O autor revela sua rica tradição inaciana já na primeira parte do livro, onde apresenta o encontro com Jesus através dos numerosos diálogos presentes no Evangelho. Ele coloca em relevo circunstâncias, locais percorridos por Jesus e os vários protagonistas, além de revelar uma capacidade em evidenciar o valor e o significado das palavras utilizadas por Jesus.
 
Ainda não há previsão para o lançamento no Brasil. 
 
Fonte: Rádio Vaticana