Sexta Filosófica da FAJE recebe palestra de Lima Vaz

Projeto consiste num ciclo de seis palestras por semestre sobre um tema relacionado à filosofia e áreas afins

 

fotoO projeto Sexta Filosófica da FAJE (Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia) recebe no próximo dia 5 de abril, sexta-feira, uma palestra da Profa. Dra. Cláudia Rocha Oliveira, que vai abordar a filosofia no Brasil e a relação com o Pe. Jesuíta Henrique Cláudio de Lima Vaz. O encontro será realizado no Campus da FAJE em Belo Horizonte (MG).
 
Henrique Cláudio de Lima Vaz (foto) foi um jesuíta, professor e filósofo da Companhia de Jesus, autor de mais de dez livros e que faleceu em 2002. O professor analisou e clarificou, à luz da tradição clássica, questões que desafiam filósofos e teólogos contemporâneos. 
 
O projeto Sexta Filosófica consiste num ciclo de seis palestras por semestre sobre um tema relacionado à filosofia e áreas afins. As palestras são proferidas por professores da FAJE e convidados. Trata-se de espaço privilegiado de exercitar o pensamento filosófico, de forma original e contemporânea.
 
FIBRA
A partir de 2013 o Departamento de Filosofia da FAJE, através do seu Programa de Pós-Graduação em Filosofia, sediará o FIBRA, Grupo de Pesquisa Filosofia no Brasil. Este grupo transdisciplinar de estudos visa investigar o modo peculiar como o filosofia tem feito parte do horizonte intelectual do Brasil: uma filosofia não simplesmente acadêmica ou profissional, mas que está em seu âmago impregnada de aspectos transdisciplinares, conjugando-se com a política, a religião, a literatura etc.