Papa Francisco toma posse da Catedral de Roma

Sendo o Papa o Bispo de Roma, São João de Latrão é sua Igreja Catedral, onde está sua cátedra, sua cadeira de pastor e mestre

 

fotoNo próximo dia 7 de abril, em Roma, realiza-se a celebração eucarística de tomada de posse da Cátedra do Bispo de Roma, Papa Francisco, na Basílica de São João de Latrão, sede da diocese. A missa terá inicio às 17h30 locais (12h30 de Brasília).
 
A chamada cerimônia de Incatedratio, na cátedra romana sublinha a ligação do Papa à Diocese de Roma, e é dedicada ao Espírito Santo para implorar sabedoria.
 
Sendo o Papa o Bispo de Roma, São João de Latrão é sua Igreja Catedral, onde está sua cátedra, sua cadeira de pastor e mestre. A cátedra é uma palavra utilizada na Teologia como símbolo da autoridade do ensinamento cristão, atribuído em especial à sede de Roma, que preside sobre todas as outras Igrejas locais na comunidade católica.
 
A Basílica de São João de Latrão é a mais antiga das quatro basílicas papais de Roma: a sua consagração, em 320, é celebrada anualmente no calendário litúrgico da Igreja a 9 de novembro. A construção foi primeiramente dedicada a Cristo Salvador, cuja figura está no alto do frontispício da mesma, e mais tarde recebeu o título de São João, pela dedicação a São João Batista e São João Evangelista.
 
Na última década do século XVII a basílica, restaurada pelo Papa Inocêncio X sob a direção do arquiteto Borromini (1646-50) adquiriu a sua configuração atual, com uma fachada de 1700 desenhada por Alexandro Galilei, com cinco portas, uma para cada nave; a porta da direita é a Porta Santa que se abre nos anos jubilares.
 
Fonte: Radio Vaticana