Alunos do Colégio dos Jesuítas participam do MEJ

Projeto MEJ Germinar permite que crianças que já receberam a Primeira Eucaristia continuem seu relacionamento com Deus

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), participam do “MEJ Germinar”. O projeto permite que as crianças que já receberam a Primeira Eucaristia continuem seu relacionamento com Deus.

Preparado especialmente para a série, o MEJ dá continuidade à formação adquirida durante a Primeira Eucaristia. A proposta é que os participantes conheçam melhor a pessoa de Jesus e seus ensinamentos e, assim, possam amá-lo e segui-lo. “Amando e seguindo Jesus, as crianças despertam para o desejo de construir uma vida mais cristã”, destaca a agente de Formação Cristã, Teresa Cristina Felix de Souza Henriques.

As atividades são desenvolvidas de modo bastante lúdico, por meio de dinâmicas, filmes e o uso da linguagem teatral. Com a Bíblia, os participantes conhecem pessoas a partir de suas histórias, buscando sempre relacionar passado e presente. “A partir, por exemplo, da ‘Família de Nazaré’, as crianças refletem sobre sua família. Já ao pensarem sobre a ‘Missão de Jesus’, cada um se questiona sobre qual é a sua missão”, explica Teresa.

Os encontros do “MEJ Germinar” acontecem uma vez por semana, no dia escolhido pelos alunos, após o horário regular de aulas, a adesão é voluntária e não há ônus para as famílias. No segundo semestre de 2013, o projeto terá como foco principal a liturgia. Os participantes vão aprofundar seu conhecimento sobre a função dos vasos e panos sagrados, as partes da missa, as vestimentas e os tempos litúrgicos. “O objetivo é mantê-los ‘vivos na fé’. Então, tudo acontece para que possam se sentir mais próximos nas Celebrações, porque reconhecem o lugar e entendem o que está sendo falado”, ressalta a professora.

Adaptado de: Colégio dos Jesuítas