Retiro Quaresmal reúne fiéis na Paróquia São Luis

Em preparação para a Páscoa, mais de 90 pessoas participaram dos encontros na paróquia

A Paróquia São Luis Gonzaga, em São Paulo, realizou uma série de seis encontros durante o Tempo da Quaresma. Com subsídio elaborado pela equipe do CEI (Centro de Espiritualidade Inaciana) e a metodologia dos Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana, o Retiro Quaresmal reuniu mais de 90 pessoas.

A proposta dos encontros era que cada participante reservasse um tempo para refletir, realizar orações durante a semana e, no sábado, dia do encontro, partilhar as experiências com os demais. Uma equipe formada por leigos e pelo Pe. Anderson Pedroso compartilhavam orientações para ajudar os participantes nas orações da semana seguinte.

Após o retiro, os participantes foram convidados a continuar a experiência durante o ano em Itaici ou na paróquia. Neste caso a pessoa será auxiliada por um “acompanhante” que já realizou a experiência pessoalmente e que tenha participado dos cursos de formação em Itaici.

“Praticamente, todos os dias da semana, vemos pessoas fazendo este acompanhamento personalizado. Neste sentido a paróquia vai realizando sua vocação inaciana, isto é, de ajudar os que desejam ‘buscar e encontrar a vontade de Deus em suas vidas’, como nos ensinou Santo Inácio”, afirma Pe. Anderson.

Este ano, além da participação de diversas pessoas de outras cidades, houve a participação de um jovem casal de argentinos e de um peruano, todos antigos alunos de escolas e universidades da Companhia de Jesus. Segundo Pe. Anderson a espiritualidade inaciana vai além das fronteiras estabelecidas. “Este é um sinal forte de que a experiência dos Exercícios Espirituais ultrapassa as fronteiras geográficas e culturais. Um fato que nos ajuda a reafirmar a vocação de uma paróquia conduzida por jesuítas”, disse o jesuíta.