Papa Francisco muda local da Missa da Ceia do Senhor

Celebração abre o tríduo pascal

 

foto
 
O Papa Francisco não celebrará na Basílica de São Pedro a “Missa in Coena Domini” (Missa da Ceia do Senhor), a celebração da noite de Quinta-Feira Santa que abre os ritos do tríduo pasqual, fazendo memória da Última Ceia de Jesus com os apóstolos. Segundo o Vaticano, o Papa celebrará a Eucaristia no Instituto Penal para menores da Casa del Marmo, às 17h30 locais (10h30 no Brasil).
 
A nota do Vaticano diz que “como se sabe e lê-se no comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, a missa da Ceia do Senhor se caracteriza pelo anúncio do mandamento do amor e pelo gesto do lava-pés. No seu ministério como arcebispo de Buenos Aires o cardeal Bergoglio costumava celebrar esta missa num cárcere, ou num hospital, ou numa casa de acolhimento de pobres ou pessoas marginalizadas”. A nota diz ainda que certa vez, Bergoglio a celebrou no “Hogar de Cristo”, numa favela de Buenos Aires.
 
Com a celebração na Casa del Marmo – continua a nota do Vaticano – o Papa Francisco continua tal costume, que deve ser caracterizado por um contexto de simplicidade. As outras cerimônias da Semana Santa vão se realizar segundo o costume habitual. Como é tradicional, na manhã da Quinta-Feira Santa, o Papa celebrará a “Missa do Crisma” na Basílica de São Pedro.
 
Fonte: News VA