Combate à seca é tema de seminário na Unicap

Evento foi promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife em parceria com a Fetape

foto

A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) sediou na tarde desta quarta-feira, dia 20 de março, seminário sobre a seca, promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife em parceria com a Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco) e organizações não-governamentais. Na ocasião, foi apresentado o documento “Diretrizes para a convivência com o semiárido”, contendo sugestões de políticas públicas efetivas para o combate à seca.

Estiveram presentes no encontro o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens; o Arcebispo de Olinda e Recife,  Dom Fernando Saburido; o vice-presidente nacional da CNBB, Dom José Belisário da Silva; o secretário geral da CNBB, Leonardo Ulrich Steiner; o presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, Bispo de Palmares/PE, Dom Genival Saraiva; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jerônimo Rodrigues de Souza; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos; o presidente da Fetape, Doriel Barros; bispos da Região Nordeste, autoridades civis e governamentais.
 
O documento é o resultado de um trabalho conjunto da Igreja Católica, Fetape, movimentos sociais e organizações não-governamentais, com o apoio de diversas famílias rurais flageladas pela seca. O Reitor da Unicap afirmou que a sociedade não pode mais ficar parada diante das necessidades dos que sofrem com a seca. “O motivo do encontro é um grave problema para a nossa população. O Brasil não pode mais adiar a solução da questão. Essa é uma causa política e, por isso, iremos entregar esse importante documento às autoridades”, destacou ele. 
 
Os pontos propostos na cartilha são Organização, gestão e financiamento; Mapeamento, sistematização e multiplicação; Acesso à infraestrutura hídrica e saneamento; Acesso à terra e a regularização fundiária; Organização e comercialização, geração de emprego e renda e o protagonismo de jovens e mulheres; Assistência técnica e extensão rural; Acesso à educação; Soberania e segurança alimentar e nutricional; Meio ambiente; Valorização de povos e culturas.
 
Confira um vídeo sobre o seminário, produzido pela Assessoria da Unicap.