ETE se destaca e ganha prêmios na Febrace 2013

Projetos desenvolvidos por alunos da instituição foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP

A ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa) foi destaque mais uma vez na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo). A instituição participou, entre os dias 11 e 14 de março, da 11ª Edição do evento, que é considerada a maior feira de ciência e engenharia da América Latina voltada a estudantes pré-universitários.

A Febrace apresentou mais de 300 projetos, sendo quatro deles desenvolvidos por alunos da ETE. Três destes projetos foram premiados. Confira:

O projeto da Campainha para Deficientes Auditivos e Visuais ganhou o Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e se destacou por oferecer independência e segurança para pessoas que apresentam deficiência auditiva, pois possui dispositivos luminosos e vibratórios que auxiliam a abertura de portas e portões. Quando a campainha é acionada, ela envia um sinal aos drives que acionarão as lâmpadas.

Já o projeto da Cadeira Ortostática Dinâmica chama a atenção por ser um equipamento móvel que beneficia os deficientes físicos que fazem uso de cadeira de rodas, possibilitando uma locomoção na posição ereta.

O Heart Solution, outro projeto da ETE, consiste em um coração eletricamente artificial para uso em pesquisa.

Esses dois últimos projetos foram premiados em duas categorias iguais: Most Outstanding Eleventh Grade Exhibit in Computer Science, Engineering, Physics, or Chemistry – Yale Science Engineering Association Inc. e ficaram empatados em 2º Lugar Geral na Categoria Engenharia.

Além desses dois prêmios, o projeto da Cadeira Ortostática Dinâmica recebeu o Certificado de Honra ao Mérito da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O Heart Solution também recebeu o Prêmio Estudar Ciência da Fundação Estudar – Conferido ao integrante Marcos Henrique Martins Bontempo.

Parabéns aos alunos e aos professores que orientaram os projetos.

 

Campainha para Deficientes Auditivos e Visuais

Professores: Carlos Antônio Garcez Mury e Fábio Carli Rodrigues Teixeira

Alunos: Giovana da Silva Inácio; Jaíne Cássia Fonseca Amaral; Jéssica Fernanda da Silva e José Francisco Barbosa.

 

Cadeira Ortostática Dinâmica

Professores: José Manoel de Oliveira Medeiros e Fábio Carli Rodrigues Teixeira

Alunos: Ana Flávia de Almeida; Tales Valias de Paiva; Thiago Moreira de Carvalho Vieira e Walef Robert Ivo Carvalho

 

Hearth Solution

Professores: José Manoel de Oliveira Medeiros e Carlos Alberto Ynoguti

Alunos: Alexandre Folquito Jorge Miziara; Jaqueline Fernanda Siqueira Pereira e Marcos Henrique Martins Bontempo

Fonte: ETE