Unicap faz primeiro fórum sobre o Envelhecimento em 2013

"Cultivar a Consciência Criativa" foi o tema do primeiro na universidade

 

foto
 
“Cultivar a Consciência Criativa” foi o tema do primeiro Fórum sobre Questões do Envelhecimento, da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) de 2013, realizado na tarde do dia 12 de março. O evento contou com as palestras do professor do curso de Direito José Maria e da fisioterapeuta e representante do Sindsep Marli Costa.
 
A palestra do professor José Maria foi voltada para alertar os idosos sobre seu papel atuante na sociedade. Ele afirmou que é preciso assumir a direção da vida, de seus desejos, sonhos e buscar a realização em todas as áreas. Para ele, o idoso é plenamente capaz de ser forte para enfrentar os desafios da vida. “É desenvolver uma autoestima positiva, sendo firme e corajoso diante dos obstáculos da vida, dos problemas da comunidade e dos desafios do mundo”, disse ele. 
 
A fisioterapeuta Marli Costa ressaltou o papel político e cidadão da terceira idade. Ela falou que, com o passar dos anos, as pessoas adquirem mais sabedoria e visão de mundo. “Tem pessoas que desistem de curtir a vida, não frequentam academias, teatros, clubes. Precisamos saber o que estamos fazendo aqui nesse mundo e não vivermos como seres planetários. Temos que parar de reclamar da vida e passar a exigir nossos direitos de cidadãos como qualquer outro”.
 
O encontro foi o primeiro de vários que irão ocorrer ao longo do ano. A ideia é discutir limites, relacionamentos, produtividade e lazer para a terceira idade.
 
Fonte: Assessoria Unicap