Edição 183 do Caderno IHU Ideias apresenta “A Europa e a ideia de uma economia civil”

Stefano Zamagni, economista italiano, fala sobre futuro e identidade da Europa

 

foto
 
A 183ª edição do Caderno IHU Ideias, lançado no último dia 4 de março, traz “A Europa e a ideia de uma economia civil”. No texto, Stefano Zamagni (foto), economista italiano e professor da Universidade de Bolonha (ITA), fala sobre a identidade e o futuro da Europa. 
 
Para isso, o autor propõe algumas reflexões: “De fato, a Europa sempre foi tanto um campo de identidades contestadas quanto um espaço de consciência universal. O que possibilitou esta coexistência de delineações plurais é um espaço igualitário que constitui a real “alma da Europa”. Como podemos caracterizar este espaço igualitário? No que se segue, tentarei fazer uma espécie de “reductio ad unum” das muitas questões diferentes que estão em jogo a fim de identificar alguns conceitos básicos que deveriam influenciar o discurso público. Estes conceitos girarão em torno de três palavras-chave: pessoa humana, democracia e fraternidade”.
 
Os Cadernos IHU Ideias podem ser adquiridos na Livraria Cultural, no campus da Unisinos, ou pelo e-mail livrariaculturalsle@terra.com.br. Mais informações pelo fone (51) 3590-4888. A partir de 4 de abril de 2013 esta edição estará disponível na íntegra, em formato PDF, no site do IHU Online.
 
foto
 
Fonte: IHU Online