Colégio Tiradentes vence projeto ambiental do Movimento Ecos

Ecos já anunciou o próximo desafio: o Projeto Socioambiental

 

foto
 
A equipe ‘Bitmap Propugnadores da Natureza’, do colégio Tiradentes, foi a grande vencedora do Projeto Ambiental Inovador, promovido pelo Movimento Ecos, da Escola Superior Dom Helder Câmara. A cerimônia de premiação ocorreu no último sábado, dia 9 de março, na universidade e contou com a presença de cinco equipes finalistas, que abriram o evento com apresentações artístico-culturais. 
 
“Foram belíssimas apresentações, que retratam e coroam o trabalho realizado pelos estudantes durante todo o ano de 2012. Das 16 escolas públicas e particulares que se inscreveram para a competição, seis chegaram à final e cinco estão aqui hoje”, afirmou o professor Francisco Hass, pró-reitor de extensão da Escola Superior Dom Helder Câmara e um dos coordenadores do Ecos.
 
Os alunos do colégio Tiradentes optaram por discutir o tema ‘consumo consciente’ em sua apresentação teatral. De acordo com o estudante Guilherme Munhoz, do 3º ano, o consumo afeta diretamente o meio ambiente e traz consequências para a qualidade de vida da população. “Integramos o movimento Ecos desde o fim de 2011 e desenvolvemos diferentes ações. Além do consumo consciente, trabalhamos a questão da reciclagem de lixo, por exemplo. Nossa equipe é muito engajada”, disse Munhoz.
 
A equipe do colégio General Carneiro discutiu, por meio de peça teatral, como as diferentes profissões podem ajudar na preservação do meio ambiente. Assim como a equipe do Tiradentes, os alunos desenvolvem ações com diferentes focos, como a implantação de horta na escola e conscientização através de desenhos nas paredes.
 
Projeto Socioambiental
Aproveitando a finalização do projeto Ambiental Inovador, a equipe Ecos já anunciou o próximo desafio: o Projeto Socioambiental. As inscrições devem ser realizadas no site do movimento, até o dia 30 de março. Desta vez, as provas serão mensais (ao invés de quinzenais) e o projeto terá duração de um ano (e não mais de um semestre). 
 
Outra novidade é a participação de acadêmicos de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara, que darão suporte aos colégios participantes. “O tema deste projeto será ‘Educação ambiental para sustentabilidade’. Quem ainda não tem ideias, pode encontrar algumas pistas no edital. É possível abordar tópicos como saneamento básico, habitação e transportes”, adiantou Francisco Hass.
 
Classificação – Projeto Ambiental Inovador
1º lugar – Equipe Bitmap Propugnadores da Natureza (Tiradentes)
2º lugar – Equipe Ação e Reação (Francisco de Menezes)
3º lugar – Equipe Impactos Ambientais (Ana de Carvalho)
4º lugar – Equipe Ecossol (General Carneiro)
5º lugar – Equipe Garatéa Káa (Caminhos à luz)
6º lugar – Equipe Corujões da Fiel (Zilda Arns)
 
Fonte: Dom Total