Centro Loyola do Rio comemora aniversário

Data marca a inauguração do "Ano Jubilar", que festeja os 20 anos de fundação da instituição

Na foto, as pessoas aplaudem o evento “Música no Museu”, uma das atividades que o Centro Loyola da PUC-Rio realiza

No dia 10 de março, o Centro Loyola de Fé e Cultura do Rio de Janeiro completou 19 anos de fundação, e, para comemorar essa data, foi celebrada uma missa que inaugurou as celebrações do “Ano Jubilar”, em comemoração aos 20 anos da instituição, que serão completados em 2014.

O Centro Loyola de Fé e Cultura foi inaugurado em 1994, e tem como missão ajudar os leigos através de cursos, retiros, seminários e outras atividades que possibilitem uma formação cristã e que aprofunde a espiritualidade inaciana.

“O Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio foi o primeiro do país. Através de um Congresso Geral, que aconteceu em Roma há muitos anos, foi concluído que a colaboração entre jesuítas e leigos era importante para a missão da Companhia de Jesus, a partir disso começou a ser estruturar a ideia de fundar outros Centros Loyola no país”, afirmou o Pe. José Maria Fernandes Machado, diretor do Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio.

Há seis anos a frente da instituição, Pe. Fernandes (foto) diz que as pessoas que participam das atividades do Centro Loyola acabam se tornando multiplicadoras da espiritualidade inaciana.  “Algumas pessoas que participam das atividades do Centro Loyola, já conhecem a espiritualidade inaciana. Mas há pessoas que se sentem chamadas para participar dos cursos e atividades e começam a ganhar estímulo e querer se aprofundar”.