CEAP completa 20 anos de fundação como referência educacional na Bahia

Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica é parceira do Colégio Antônio Vieira

 

foto
 
Nesta segunda-feira, dia 11 de março, o CEAP (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), obra da Companhia de Jesus de Salvador (BA), comemora 20 anos de fundação e uma série de conquistas na área educacional, seja na capital baiana ou no Estado da Bahia. Uma celebração na própria sede do CEAP, coordenada pelo Serviço de Orientação Pastoral do Colégio Antônio Vieira, vai marcar as comemorações da data. O evento, que contará com a presença de colaboradores, parceiros e amigos do Centro, está agendado para às 17h.
 
O CEAP é fruto do trabalho de um grupo de educadores que entenderam que todos têm o direito de aprender, desenvolver estudos e ações voltados, principalmente, para a área de formação de professores e de promoção e acompanhamento da escolarização de crianças e jovens de classes populares. Esse foi o ideal proposto ainda em 1993 pelos fundadores Pe. Domingos Mianulli, sj, e pela professora Maria Ornélia Marques, que possibilitaram o desenvolvimento de ações socioeducativas, sob a ótica e perspectiva cristã, em escolas populares, públicas e privadas de Salvador e interior da Bahia.
 
fotoO diretor do CEAP, professor Bruno Olivatto (foto), que está à frente do Centro desde 2011, entende que a missão tem colhido frutos e números positivos, mas algumas metas ainda precisam ser alcançadas. “Queremos que a educação seja um elemento transformador na vida das pessoas e no ambiente onde vivem. E para isso temos que preparar e capacitar nossos professores, além de motivar e orientar os jovens e adolescentes. Nosso objetivo agora é ampliar a atuação nas escolas públicas e de comunidades, que é nossa razão de ser”, explica Olivatto.
 
Projetos
As linhas de atuações do CEAP estão divididas no seguinte tripé: formação de professores, formação integral de jovens e publicações. As ações voltadas para os educadores visam fortalecer e contribuir para a formação de profissionais competentes e comprometidos. “O baixo nível de educação está, muitas vezes, estritamente relacionado com a falta de capacidade do professor. E isso não é culpa dele, mas sim da formação a que ele foi submetido, que muitas vezes não foi adequada. Então buscamos, com diversas ações, capacitar esse profissional”, explica o diretor do Centro. O CEAP promove assessorias pedagógicas especializadas para professores, orientadores e gestores de escolas públicas, comunitárias e privadas, que atendem educação infantil, ensino fundamental e médio, educação especial, educação de jovens e adultos, de planejamento e gestão e tecnologia educacional. 
 
fotoE o entendimento que o CEAP faz com relação ao jovem e adolescente passa pela mesma premissa. A formação dos jovens é feito com diversos projetos, como curso preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); a Adoção Escolar, que permite, por meio de bolsas de estudos uma melhora do desempenho escolar de crianças dos meios populares; projeto cultural “Tá Ligado em quê”; e cursos profissionalizantes para jovens de manutenção e suporte de computadores. “Nós queremos formar lideranças nessa juventude. Jovens com capacidade de discutir temáticas atuais, que possam viabilizar articulações e mobilizações sociais nos bairros periféricos, criar referências para intervir no contexto dos mais necessitados”, declara o diretor Bruno Olivatto.
 
Publicações
A Revista Presente! é a principal publicação do CEAP. Iniciada em 1993, com o título Revista de Educação CEAP, constituiu-se como um espaço de diálogo democrático, reflexão, atualização e formação permanente dos educadores e agora passa por mudanças. A publicação deixou de ser impressa em 2011 e passou para o universo online. “Essa revista consagrou os projetos do Centro desde sua fundação. Agora estamos modificando para duas publicações anuais, que vão tratar de temas importantes e atuais, abordados de diferentes formas, possibilitando ao leitor estabelecer relações com sua prática e estudos. A Revista Presente! Online trabalha para marcar ainda mais a atuação do CEAP no cenário da educação brasileira”, completa o diretor. 
 
fotoTá ligado em quê?
Outro importante projeto do CEAP é a ação socioeducativa intitulada “Tá ligado em quê?”, que visa promover uma formação integral de médio prazo para jovens de escolas públicas de Salvador (BA), com idade entre 14 e 16 anos, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e/ou o 1° ano do Ensino Médio. Essa formação convida os jovens para debates que promovam a formação de um espaço de escuta, mas, principalmente, um espaço de significação das ações na sociedade. 
 
A ação adota os encontros formativos como estratégia para o desenvolvimento dos trabalhos de formação humana, pedagógica, espiritual, cultural e de liderança comunitária. Para tanto, o beneficiário contará com o acompanhamento pedagógico, além de profissionais especialistas nas diversas áreas de atuação necessária para a realização das atividades.