Confira mensagem do reitor da PUC-Rio sobre a volta às aulas na universidade

Pe. Josafá Carlos de Siqueira falou sobre processos da universidade e caminhada dos jovens

 

foto
 
Confira mensagem do reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira (foto), SJ, sobre a volta às aulas na universidade.
 
“Depois do merecido descanso das férias escolares, onde todos procuraram descansar de diferentes maneiras, retomamos a rotina criativa, alegre e inovadora da Universidade. O espírito de determinação e coragem deve estar presente em todos nós, sabendo que temos uma missão pela frente que deve ser enfrentada com otimismo e esperança. Para os que já fazem parte da comunidade universitária, a missão consiste em dar continuidade aos processos de caminhada da vida acadêmica, procurando uma formação com excelência nas áreas sociais, humanas e tecnológicas. Para os calouros que estão iniciando, é fundamental engajar-se na cultura da instituição, procurando canalizar as suas forças para aprender e saborear aquilo que a PUC-Rio tem de melhor no contexto acadêmico, comunitário e religioso.
 
Iniciamos o ano com algumas novidades e desafios. A grande novidade consiste na reforma dos pilotis do Edifício Cardeal Leme, proporcionando uma melhoria deste espaço. Outra novidade é o controle eletrônico em alguns portões de entrada da Universidade, disciplinando um pouco mais os acessos ao campus. Finalmente, outra novidade é a ocupação progressiva do novo prédio no estacionamento, onde funcionam alguns laboratórios de pesquisa de referência que estão relacionados com os convênios da PUC com a Petrobras.
 
O desafio que certamente mexe muito com o nosso campus, consiste na construção da estação Gávea-PUC do metrô. Embora tenhamos nos próximos três anos que conviver com alguns transtornos normais em todas as grandes obras, não podemos negar o benefício que teremos no futuro, pois a PUC será a primeira universidade do Rio de Janeiro que possuirá uma estação de metrô na sua porta. Isto favorecerá o deslocamento para a Barra, Zona Sul, Norte e Centro da cidade. Estas obras estarão em execução em parte de nosso estacionamento e no campo de futebol. Pedimos a compreensão de todos, pois o resultado final será positivo para a nossa cidade e, de maneira particular, para a nossa Universidade. Alguns sacrifícios são necessários para que tenhamos no futuro acessos mais rápidos e eficazes para facilitar a mobilidade que a cada dia se torna mais difícil em nossa cidade.
 
Desejo a todos um profícuo ano letivo, contando sempre com a compreensão de todos os que fazem parte de nossa comunidade universitária. Certamente não faltarão as bênçãos de Deus sobre a nossa instituição e sobre cada um de vocês que enriquecem e enobrecem esta PUC-Rio que tanto admiramos”.
 
Pe. Josafá Carlos de Siqueira, SJ
Reitor da PUC-Rio