Comissão Nacional da Pastoral Vocacional se reúne

Encontro realizado na CAJU discutiu as linhas de ação dos centros de juventude e a promoção vocacional

Os membros da Conpav (Comissão Nacional da Pastoral Vocacional) se reuniram nos dias 2 e 3 de março na CAJU (Casa da Juventude Padre Burnier), em Goiânia,  para discutir as linhas de ação dos centros de juventude do país e a promoção vocacional nos centros e na pastoral vocacional do Brasil. Participaram da reunião os coordenadores da pastoral vocacional das províncias BRC, BRM e BNE, e Região do Brasil Amazônia, os diretores dos centros de juventude da Companhia de Jesus e jovens de algumas regiões do país.

Segundo o coordenador da Área de Juventude e Vocações da BRC, Pe. Alexandre de Souza da BRC, a reunião foi um momento de discutir as atualidades do trabalho com juventude, a partir da realidade dos centros, e fazer uma avaliação do trabalho da pastoral vocacional da Companhia de Jesus. Para ele, é preciso identificar as linhas de ação em cada região e articular as forças para a formação de jovens capacitadores, além de ampliar o intercâmbio de voluntariado.

Representando a BRM, Pe. Paulo Pelizer expôs a realidade do trabalho na cidade de Cascavel, onde ainda não há um centro de juventude, obra que pode ser viabilizada na antiga casa do Noviciado. Ele destaca a necessidade de articulação da comissão em vista da unificação das províncias, para “partilha de experiências”.

Pe. Agnaldo Júnior, que coordena a Comissão Juventude e Vocações na BNE e atua na Casa Inaciana da Juventude, disse que o encontro é necessário para socialização e visualização dos desafios.

O jovem Renato Brigati, de São Paulo, foi o representante da Rede Inaciana de Juventude e do Colégio São Francisco Xavier, no qual é agente de formação cristã. Ele destacou o encontro como importante para reafirmar o foco da ação jesuíta com a juventude nas diversas províncias.

Yuri Rebello, do Centro Magis de Juventude, de Belém, na Região Amazônica, apresentou na reunião as atividades realizadas na obra, que tem como foco a formação integral da juventude, a partir da espiritualidade inaciana.

Fonte: CAJU e Centro Inaciano de Juventude