Centro Inaciano de Juventude inicia calendário 2013 com missa do provincial Pe. Smyda

Casa em Campinas (SP) vai reunir diversas atividades para jovens

 

foto
 
O Centro Inaciano de Juventude, em Campinas (SP), iniciou oficialmente os trabalhos de 2013 na última quinta-feira, dia 28 de fevereiro, em evento realizado na casa que contou com a presença do provincial Pe. Mieczyslaw Smyda, dos padres Eduardo Severino, José Paulino Martins, Alexandre Raimundo, do diácono Reginaldo Sarto, além de colaboradores e voluntários da obra. As atividades culturais e cursos para jovens já começam nesta semana (baixar calendário completo abaixo).
 
O Centro, fundado em meados da década de 70 e que até 2010 era conhecido como Centro Inaciano, abrigava o Noviciado Inácio de Azevedo, hoje em Cascavel (PR). Após um período de transição, o novo centro passou por reformas e adaptações no último ano para receber jovens que agora podem usufruir do amplo e confortável espaço da casa para as mais diversas atividades, como Noite Filosófica, Cine-Fórum, Comunicarte, colaboração pastoral, cursos de formação para jovens, Exercícios Espirituais para jovens, vocação e voluntariado, entre outros.
 
O Pe. Smyda celebrou uma missa ao lado do padre Reginaldo e ressaltou a importância apostólica do Centro com a juventude. “O centro é uma obra e uma maneira de trabalhar com os jovens que a Companhia de Jesus durante toda sua história trabalhou para formar pessoas competentes, conscientes e capazes de fazer diferença no mundo e, acima de tudo, comprometer-se com valores a partir do evangelho para transformar a realidade de fato. Esse centro pode e deve ser um espaço onde o jovem pode ser questionado e pode sentir-se acolhido nessa busca e orientado por pessoas experientes e com capacidade de lhe ajudar nesta direção”.
 
fotoTransformação
O diretor do Centro, padre Eduardo (foto), entende que todo o processo de mudança foi um momento de reflexão dos envolvidos com o projeto para a consolidação da nova proposta. “A nossa programação foi gestada a partir da colaboração dos vínculos que nós fomos criando na cidade. Nos fomos criando vínculos com aqueles cujas missões são coordenar as áreas específicas onde estão a juventude e movimentos pastorais na arquidiocese de Campinas. Foi um tempo de escuta e avaliações com aqueles que estão no dia a dia com o jovem. Queremos que aqui seja um espaço de ajuda mútua. Nós queremos oferecer ao jovem um espaço de formação humana, espiritual, teológica, social, eclesial, vocacional e cultural”.
 
Assim como foi ressaltado pelo padre Eduardo, o sucesso do Centro vai passar, também, pelas mãos dos voluntários e colaboradores que ajudam a construir as atividades. A colaboradora Magda Cardoso, que trabalha na equipe das tardes de oração para jovens há 10 anos, ressalta a mudança de foco na missão. “Nós queremos alinhar com o jovem todas as atividades e que isso não seja apenas um processo interno, mas que ele aprenda aqui e distribua com os demais seu conhecimento e ensinamentos. Não podemos deixar esse trabalho apenas interiorizado no centro, o jovem deve contribuir de alguma forma lá fora”.  
 
O Centro Inaciano de Juventude conta com dormitório, salas de aula, espaços para atividades culturais, tardes de orações para jovens, exercícios espirituais, dois auditórios com capacidade para 35 e 60 pessoas, duas capelas, refeitório, área de lazer e quadra poliesportiva. O Centro fica na Rua Ricardo Tim, 183, no bairro Ponte Preta, em Campinas. Mais informações por e-mail (centroinaciano@jesuitas.com.br), ou pelos telefones (19) 3234-7158 ou 3233-4181, de terça à sexta-feira, das 16 às 22 horas e aos sábados, das 13 às 22 horas.
 
Abaixo, depoimentos sobre o Centro Inaciano de Juventude.