Coordenador do Congresso Mundial das Universidades Católicas visita a Unicap

Professor participou de debates com estudantes de Filosofia e Teologia

 

fotoO coordenador da organização do CMUC (Congresso Mundial das Universidades Católicas), professor Carlos Frederico Barbosa (foto), da PUC-MG, visitou a Unicap no dia 27 de fevereiro. Pela manhã, ele participou de uma reunião com o presidente da Fiuc (Federação Internacional das Universidades Católicas) e reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens. À tarde, ele divulgou o congresso junto a estudantes dos cursos de Filosofia e Teologia.
 
O CMUC vai acontecer entre os dias 18 e 21 de julho no campus da PUC-MG. Trata-se de um dos eventos preparatórios para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude). O congresso está organizado em quatro eixos temáticos: Fé e crise de sentido; Espiritualidade e Comunicação: lócus de construção do humano; Família, Afetividade e Sexualidade: desafios para um amor integral; e Universidade, Cultura da Paz e Protagonismo Juvenil.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.cmuc.pucminas.br. A previsão dos organizadores é de que o evento atraia uma média de 2.500 participantes. A programação conta com oficinas, minicursos, fóruns, painéis, folders, experiências pastorais. Haverá também uma arena temática com exposição das instituições participantes. Os interessados em propor alguma atividade têm até 15 de abril para enviar o projeto. A conferência de encerramento será feita pelo Pe. Pedro Rubens.
 
“A gente quer pensar o papel das universidades católicas nesse novo tempo, o que gera novos sentidos”, disse o professor Carlos Frederico. Ele salienta também que o CMUC é aberto a entidades pastorais e também a católicos que atuam em universidades públicas. 
 
Reunião
Pela manhã, o professor Carlos Frederico se reuniu com representantes da Unicap para discutir como será a participação da Católica no CMUC. Participaram do encontro, além do Pe. Rubens, o pró-reitor Comunitário, Pe. Lúcio Flávio Cirne;  o coordenador do curso de Teologia e diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Degislando Nóbrega; o coordenador do curso de Filosofia, professor Danilo Vaz; representando o Instituto Humanitas Unicap, a professora Maria Abrão; e o produtor audiovisual, Luca Pacheco, representando a Assessoria de Comunicação Social da Unicap.