Medianeira inaugura mural Inácio de Loyola

Obra do ex-professor do colégio, Carlos Dala Stella, possui 20 metros quadrados e é formada por 36 blocos

Como encerramento das comemorações dos 55 anos de fundação, comemorados em 2012, o Colégio Medianeira inaugurou um painel de 20 metros quadrados sobre Santo Inácio de Loyola. A obra do artista plástico e ex-professor do colégio, Carlos Dala Stella, possui 36 blocos, alguns chegam a pesar 70 quilos.

A concepção da obra teve início em setembro de 2012, com moldes de isopor que deram início às formas do mural Inácio de Loyola, encomendado pelo Medianeira. O mural faz parte do Projeto Poética do Espaço, que tem como proposta integrar o concreto ao ambiente por meio da literatura e das mais variadas linguagens artísticas. Outra diretriz do projeto é a valorização do artista local. A inauguração do mural aconteceu no dia 20 de fevereiro.

Confira o documentário sobre a concepção e construção do mural Inácio de Loyola:

Carlos Dala Stella é “poeta-pintor” nascido em Santa Felicidade, Curitiba, em 1961. Antes de decidir se dedicar à pintura, estudou e foi professor de língua portuguesa e literatura brasileira. O diálogo entre artes plásticas e escrita está presente tanto em seus desenhos, recortes e telas, como em seus painéis de cimento e vidro. Expôs em Monselice, na Itália, em 1987, em Montreal, no Canadá, em 2001, e também em algumas cidades brasileiras. Ilustrou livros, jornais e cartazes. É autor de Caçador de Vaga-lumes (poemas), Riachuelo, 266 (contos e crônicas), Bicicletas de Montreal (desenhos e fotos), O gato sem nome (poemas e recortes) e Quer Jogar? (desenhos), finalista do Jabuti em 2011. O trabalho do artista e o passo a passo na confecção do painel podem ser conferidos no blog http://dalastella.blogspot.com.br/.

Fonte: Colégio Medianeira