Unicap promove aula inaugural em homenagem a Vinícius de Moraes

Evento teve encenação teatral e marcou início do período letivo para novos alunos

 

foto
 
A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) promoveu na manhã, tarde e noite desta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, uma aula inaugural que marca o início do período letivo para os novos alunos que ingressaram na instituição. O evento proposto pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e organizado pela Coordenadora Geral da Graduação (CGG), Profª. Verônica Brayner, e pelos professores do curso de Letras contou com uma encenação teatral em homenagem aos cem anos de Vinícius de Moraes e pelo centenário da morte do linguista e filósofo suíço Ferdinand de Saussure.
 
De acordo com o professor do curso de Letras Robson Teles, a aula inaugural representa o acolhimento da Católica com os seus alunos. “É um evento muito convidativo, tanto no aspecto acadêmico e científico, mas principalmente na questão social e comunitária. A proposta do evento em misturar a arte com a literatura mostra o caminho para reflexões acerca da existência humana”, destacou o professor.
 
A peça teatral encenada pelos alunos Francisco Nery e Susana Cortez, ambos do curso de Letras da Católica, apresenta um enredo denso e complicado da obra “Nove novena”, do escritor pernambucano Osman Lins, que reproduz Vinícius de Moraes. Nela é retratada a relação de um casal, contando as aventuras do homem em sua busca incessante pela prova da traição de sua mulher. “A obra discute o mito do homem ciumento das obras de Machado de Assis e da obra de Willian Shakespeare, em Otelo. Além dos conflitos emocionais visualisados na obra de Vinícius”, ressaltou o professor Robson Teles.
 
A estudante Sabrina França, ex-aluna do professor Robson, aprovou a ideia de utilizar o teatro como uma forma de chamar a atenção dos calouros. “Os atores foram espetaculares  e o enredo da peça foi muito bem retratado. Além de ser uma cerimônia muito interativa que serve para aproximar os professores dos seus alunos, a peça desperta a nossa atenção pela poesia e arte”, destacou. 
 
Fonte: Assessoria Unicap