Universidade Javeriana ganha prêmio intercultural

Centro de Estudos levou na categoria de inovação

 

O Centro de Estudos Interculturais na Universidade Javeriana de Cali, na Colômbia, recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Pesquisa e Inovação Intercultural, entregue pela Cátedra Intercultural de Córdoba, na Universidade de Córdoba, Espanha. Este evento tem como objetivo estimular a reflexão sobre o trabalho orientado intercultural que está sendo desenvolvido em instituições públicas e privadas em todo o mundo.
 
foto
 
Entre as experiências foram selecionadas 15 finalistas de países como Itália, Espanha, Colômbia e Marrocos. O primeiro lugar na categoria de inovação, categoria central do prêmio, foi para o trabalho de mediação intercultural realizado pelo Centro de Estudos Interculturais na Universidade Pontifícia Javeriana de Cali e a Licenciatura em Pedagogia de Madre Tierra, na Universidade de Antioquia, em Medelin. 
 
Nos atos formais foi declarado que “ambas as experiências contribuem para a compreensão dos grupos sociais que compõem a sociedade colombiana, o avanço da paz social e do desenvolvimento de um modelo alternativo acadêmico, atribuindo um papel fundamental para a cultura dos povos indígenas das áreas em questão, fornecendo um exemplo de intervenção intercultural para toda a comunidade internacional”.
 
A experiência do Centro de Estudos Interculturais foi, em particular, com destaque para sua mediação intercultural trabalho universitário em meio a conflitos sociais e violência em um contexto como na Colômbia.