Catarinense começa a divulgar Campanha da Fraternidade 2013


A Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema Fraternidade e Juventude, já começou no Colégio Catarinense (CC). A convite do reitor da Igreja Santa Catarina de Alexandria, Pe. Clóvis Melo Cavalheiro, sj, o Padre João Batista, sj, atualmente vinculado à Unisinos, São Leopoldo, participou de um encontro com a comunidade educativa do CC.

O evento abordou várias temáticas relacionadas à juventude, como, por exemplo, relações midiáticas, cidadania, o papel do educador, trabalho voluntário e Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho, no Rio de Janeiro, com o objetivo de congregar jovens do mundo todo em torno da mensagem de Cristo. É, também, através dos jovens, que o rosto jovem de Cristo se mostra ao mundo.

Segundo o palestrante, Pe. João Batista, a proposta da Campanha da Fraternidade 2013 é olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades. “É preciso entender o jovem e auxiliá-lo neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas. As tradicionais maneiras de compreender o mundo já não são aceitas pelas novas gerações. Há uma diversidade de novas visões do mundo e da vida”.

Um dos pontos de reflexão do encontro foi “O que temos oferecido aos nossos jovens?”. Durante a manhã, professores e funcionários do CC ouviram atentamente os objetivos da campanha, e, no encerramento, compartilharam vivências e expectativas em relação ao ano letivo.

Fonte: Colégio Catarinense