Diocesano Infantil completa 10 anos


Este mês, o Diocesano Infantil completa 10 anos de existência. A inauguração do colégio aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2003, sob a direção do Padre José Anchieta. Mas, a movimentação para implantar a educação infantil começou bem antes, em meados de 2000.
 
D. Aléssio Saccardo idealizou ampliar a missão de evangelizar e educar integralmente as crianças menores e em 2001 deu início à construção de um prédio com adequadas condições par atender essas crianças. Concomitante foi elaborada a proposta pedagógica da Educação Infantil, baseada nos princípios da Pedagogia Inaciana e nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil.
 
Depois da inauguração, no ano de 2004, foi ampliada a oferta com implantação do maternal II para atender crianças de 3 anos. Em 2006, em resposta à solicitação das famílias, foi implantado o atendimento a crianças de 2 anos no Maternal I, consolidando o ideal de formá-las desde cedo nos valores da Companhia de Jesus.
 
Também em 2004, implantou-se a 1ª série do Ensino Fundamental, dando continuidade à demanda das crianças oriundas da classe de alfabetização. A cada ano, o número de alunos do colégio era maior, o que tornou necessária a ampliação do espaço físico para acomodar a demanda.
 
A proposta pedagógica do Colégio Diocesano Infantil é alicerçada na Pedagogia Inaciana, que considera o nível de desenvolvimento da criança e a sua singularidade e privilegia a ludicidade como estratégia para desenvolver a aprendizagem.
 
As atividades são realizadas a partir dos âmbitos de experiências e eixos de trabalhos Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Movimento, Música e Artes, definidos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil e contemplam diferentes projetos de aprendizagem.
 
Assim, as crianças descobrem, experimentam e vivenciam as propostas num processo de interação permanente aprendendo a fazer, a discernir, a ser, a conviver e desenvolvem-se cognitiva, social, afetiva, física e espiritualmente.
 
Fonte: Colégio Diocesano (PI)