Papa Bento XVI anuncia renúncia do pontificado em comunicado oficial no Vaticano

Sumo pontífice deixa suas atividades no próximo dia 28

 

foto
 
O Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger renunciou na manhã desta segunda-feira, dia 11, o seu pontificado. Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de três mártires. O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado, exercido por Bento XVI desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido. Bento XVI sairá do pontificado no próximo dia 28 de fevereiro, às 20 horas (horário de Brasília).
 
Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer o cargo. O pontífice afirmou que está “totalmente consciente” da gravidade de seu gesto. Esta foi a quarta vez que um papa renuncia. O último foi Gregório XII, em 1415.
 
Na véspera do anúncio, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: “Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova”. Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.
 
 
O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais.