Sanfra organiza Retiro Quaresmal 2013

Grupo de partilha terá início no dia 24 de fevereiro

Quaresma, tempo litúrgico forte de reconstrução de novas relações: consigo, com os outros, com a criação e com o Criador. Com sua linguagem, suas celebrações, seus exercícios e seus ritos, a quaresma é também um tempo forte de conversão. E na perspectiva inaciana, a conversão não é uma simples mudança exterior no modo de ser e agir, mas uma “mudança de senhor”.

Quaresma é tempo de trocar de comando, tendo olhado dentro de si e verificado qual o senhor que move o nosso coração, para que aconteça um deslocamento dos “falsos senhores” que habitam nosso coração e, ao mesmo tempo, para que se amplie o espaço interior para a presença e a ação do “verdadeiro Senhor”, para estar com Ele e para, como Ele, dar a Deus o lugar central de nossas vidas.

A proposta do Retiro Quaresmal, seguindo a metodologia inaciana, quer colaborar para que as pessoas e os grupos de vida possam fazer uma experiência de vida profunda do mistério pascal, vivendo a travessia quaresmal em direção a um maior serviço.

Os elementos básicos da proposta são: agendar 30 minutos para a oração pessoal, seguir o passos da oração, rever e anotar o que foi vivido na oração, dispor de 10 minutos antes de deitar-se para a “Oração de Atenção Amorosa”, partilhar semanalmente as anotações da oração.

No Colégio São Francisco Xavier (Sanfra) o grupo de partilha terá início no dia 24 de fevereiro, às 18h. Outros grupos poderão ser formados e terem seus encontros em dia e hora que agendarem. As pessoas interessadas podem solicitar o livro/roteiro pelo e-mail formacaocrista@sanfra.g12.br e iniciar seus exercícios na quarta-feira de cinzas.

Fonte: Colégio São Francisco Xavier