Adolescentes e jovens concluem curso de Informática na CAJU

Além dos conhecimentos em informática, os jovens receberam formação cidadã e um certificado

A 28ª turma do curso de Informática e Cidadania da CAJU encerrou as atividades na sexta-feira, dia 1º de fevereiro, com uma formatura. Na oportunidade, adolescentes e jovens receberam o certificado de conclusão do curso, após três meses de atividades diárias. No total, 77 concluintes foram certificados como capacitados em informática básica.

A formatura foi realizada em dois momentos, de manhã, para as turmas do matutino, e de tarde, para as turmas do vespertino. Além dos conhecimentos básicos em informática, os adolescentes e jovens também receberam formação cidadã e participaram de rodas de conversa sobre diversos temas, como projeto de vida, violência e extermínio de jovens e mercado de trabalho.

10 anos de profissionalização

A 29ª turma começa as atividades no dia 4 de fevereiro e já está com todas as vagas preenchidas. Em breve, haverá inscrições para uma nova turma de aprofundamento em Informática e Cidadania, que complementa os conhecimentos do curso básico. Em 2013, o curso de Informática e Cidadania completa 10 anos de existência na CAJU. Os projetos de assistência social começaram em agosto de 2003.

Bárbara Laranjeira Almeida, de 18 anos, foi uma entre os mais de 20 concluintes das turmas do período matutino. Mãe de Manuela, de apenas quatro meses, Bárbara enfrentou muitos desafios para poder participar das aulas e completar o curso iniciado quando sua filha tinha pouco mais de um mês de vida. “Estou precisando de um emprego e o curso de informática é uma exigência em quase todo lugar”.

O adolescente Erisvan de Sousa Araújo, de 15 anos, participou de uma experiência como voluntário nas oficinas do matutino. Ele concluiu o curso no segundo semestre do ano passado e se colocou à disposição para ajudar os colegas desta turma durante duas vezes na semana. “Poder ensinar o que aprendi foi muito bom, porque melhorei ainda mais aquilo que sabia”, destaca. Veja as fotos da formatura.

Fonte: CAJU