Comunidades comemoram 450 anos

Comunidades Leigo-Inacianas preparam eventos

A fundação das comunidades Leigo-Inacianas completa 450 anos. Em 1563, o Padre Jean Leunis SJ, começou a Prima Primaria no Colégio Romano. E essa foi a primeira congregação a qual se afiliaram todas as Congregações Marianas que logo surgiram em todo o mundo.

As congregações leigas têm sido uma ferramenta importante para a preservação e transmissão do carisma inaciano em todos os setores da vida e ganharam maior importância durante a supressão da Companhia de Jesus (1773-1814).

As Congregações Marianas causaram um forte impacto social e moral. Em 1967, a Prima Primaria entrou para a Comunidade de Vida Cristã (CLC) em todo o mundo e, assim, continuou a difusão do carisma inaciano entre os leigos.

A celebração do Jubileu do 450º aniversário será um momento importante para toda a família inaciana. A CLC decidiu celebrar este aniversário, convidando a todos os grupos de inspiração inaciana a unir-se na comemoração. Foram organizados vários eventos a nível local e internacional. Outros eventos serão dedicados à reflexão sobre o papel das comunidades leigas de inspiração inaciana na Igreja e no mundo. Em abril de 2013, haverá uma peregrinação na Europa. 

Fonte: Cúria