OPA realiza 34º Encontro Nacional em Salvador

Participantes de diversas cidades do Grupo Oração Pela Arte se reuniram para rezar através das artes

Apresentação de dança/ Foto: Renata Villela

O OPA (Grupo Oração Pela Arte) realizou, entre os dias 9 a 13 de janeiro, em Salvador (BA), a 34ª edição do Encontro Nacional, que reuniu cerca de 80 pessoas. O evento, que acontece todos os anos, tem como intuito reunir participantes do OPA de diversas cidades do Brasil, para rezar através das artes, além de discutir sobre ações e projetos.

Os encontros realizados pelo OPA são as principais ferramentas de evangelização e oração do grupo. São momentos em que o grupo expande e coloca em prática sua forma original de rezar através da arte. Os encontros acontecem em dois âmbitos: Regional, que reúne participantes por região, e Nacional, quando todos os participantes do país se encontram.

Pe. Irala celebra missa/ Foto: Paulo Braga

Fundado, em 1976, pelo Pe. Irala, jesuíta paraguaio, radicado no Brasil desde os anos 1960, o OPA inspira pessoas de várias partes do país, através da linguagem artística. Os encontros realizados pelo grupo recebem participantes de outras religiões e o formato do encontro é um pouco diferente dos retiros espirituais tradicionais. Não há um roteiro pré-estabelecido nem palestras e atividades programadas. É definido um tema para nortear as orações e há missas diárias. Cada participante escolhe uma, duas ou três artes que mais se identifica, sendo uma a preferencial. É a partir da linguagem, do formato e das singularidades de cada arte que são produzidas as orações: músicas, peças teatrais, danças, expressões, fotografias e etc.

Durante o Encontro Nacional é realizado também a assembleia geral da AOPA (Associação Grupo OPA), que foi criada para representar legalmente o OPA junto a sociedade civil, além de cuidar do acervo do grupo.

Fonte: OPA/ Foto destaque: Zezinho