Livro do jesuíta James Martin chega ao Brasil

O livro mostra como a espiritualidade inaciana pode ser incorporada ao dia a dia

Chega este mês às livrarias, o livro A sabedoria dos jesuítas para (quase) tudo, do jesuíta norte-americano James Martin SJ. No lançamento, ele apresenta as questões mais relevantes da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, compartilhando as experiências que vivenciou em mais de vinte anos dedicados ao trabalho na Companhia de Jesus.

Com uma linguagem simples e acessível, histórias bem-humoradas e casos curiosos, o autor mostra que a espiritualidade está entranhada nas atividades cotidianas e que é possível chegar a Deus por meio dos relacionamentos pessoais, do trabalho, das escolhas e dos desafios diários. “O caminho de Inácio nos ensina que não há nada que não faça parte da vida espiritual. Todos aqueles assuntos nos quais se evita tocar – dificuldades conjugais, uma doença grave, um relacionamento rompido, preocupações financeiras – podem ser abordados e examinados sob a luz de Deus”, defende Martin.

O livro permite que o leitor compreenda quem foi Santo Inácio, que legado ele deixou e como sua maneira peculiar de encarar o mundo pode ajudar a levar uma vida serena e prazerosa.

O autor apresenta a Espiritualidade Inaciana em uma grande variedade de tópicos, como: fazer boas escolhas, encontrar uma ocupação relevante, viver com simplicidade, pensar sobre o sofrimento e se esforçar para ser uma pessoa melhor. “Para os inacianos, tudo é um elemento importante da nossa vida. Isso inclui os cultos religiosos, a leitura da Bíblia, a oração e o cuidado dos pobres, mas também se estende aos amigos, à família, ao trabalho, aos relacionamentos, ao sexo, ao sofrimento e à alegria – assim como à natureza, à música e à cultura pop”, explica.

Segundo Martin, não é preciso ser católico, cristão, religioso ou espiritualizado para se beneficiar de alguns dos insights de Santo Inácio de Loyola. “Apresento algumas maneiras claras de incorporar a espiritualidade inaciana à vida cotidiana. Desenvolver a espiritualidade não deve ser uma tarefa complexa, por isso ofereço dicas simples e exemplos da vida real”, propõe.

Sobre o autor:

O reverendo James Martin é padre jesuíta, editor de cultura da revista America e autor de vários livros. Atua como comentarista na mídia americana e internacional, com participação em programas e reportagens de diversos veículos da grande imprensa, entre eles o New York Times, o Wall Street Journal e a BBC. Antes de entrar para a Companhia de Jesus, em 1988, formou-se em administração pela Wharton School of Business e trabalhou na General Electrics.

Sobre o livro:

A sabedoria dos jesuítas para (quase) tudo, de James Martin

Páginas: 336

Formato: 16 x 23 cm

Editora: Sextante

Tradução: Joel Macedo

 

Adaptado de: Edtora Sextante