Fé e Alegria realiza exposição de grafite

Crianças de projetos sociais produziram os trabalhos que ficaram expostos no Teatro Municipal de Ilhéus (BA)

Orientados pelo educador e grafiteiro Rildo Foge, crianças que participam de projetos sociais na Fundação Fé e Alegria da unidade Ilhéus (BA), puderam expor seus trabalhos de grafite na exposição: “Gueto da alegria”.

A exposição de painéis grafitados, que ficou exposto no Teatro Municipal da cidade, tinha como intuito levar o visitante a uma reflexão sobre o local onde vivem estas crianças e suas circunstâncias econômicas e sociais, além de conhecer um pouco mais sobre essa arte que veio das ruas.

Para as crianças que moram no Bairro Nossa Senhora da Vitória, o envolvimento com este trabalho possibilitou um maior contato com as artes plásticas, além de quebrar os preconceitos com relação ao grafite. Antes visto como pichação, o grafite ganhou status de arte e é reconhecido como forma de expressão. “Hoje, as pessoas respeitam mais o trabalho dos grafiteiros, dão mais valor a esta modalidade artística que já foi considerada contravenção” afirma Rildo Foge.

Durante a exposição dos trabalhos, as crianças junto com o educador e a coordenadora pedagógica receberam os visitantes, dando informações sobre os painéis e as atividades realizadas. Rildo Foge afirma que o resultado foi positivo e fala sobre o orgulho das crianças com a exposição “As crianças ficaram orgulhosas de suas produções. Todos que viram a exposição ficaram encantados, achando muito bonito o resultado de meses de trabalho. Foi muito gratificante para toda a equipe da instituição”.

Fonte: Fé e Alegria/ Fotos: Tacila Mendes